5 dicas para uma campanha de marketing de incentivo bem-sucedida

O marketing tem o poder de aumentar as vendas, tornar uma marca mais conhecida e multiplicar a competitividade da empresa em vários âmbitos da sua atuação. Um deles é cuidando da motivação e dos resultados das equipes de colaboradores desta empresa, através do chamado marketing de incentivo, que reúne técnicas para recompensar os colaboradores pelas metas conquistadas, para que assim todos se sintam incentivados a melhorar cada vez mais.

Conheça a seguir 5 dicas para uma campanha de marketing de incentivo bem-sucedida, que pode ser aplicada também na sua empresa:

1. Entenda a sua cultura corporativa

Toda empresa possui a sua própria cultura, formada pela soma dos seus colaboradores, dos seus processos, costumes e valores. Esta cultura é fundamental para entender quais são as melhores ações de incentivo para impulsionar os resultados do seu time! Identifique os gostos, preferências, rituais e comemorações que já acontecem, pois essas são indicações claras do caminho a seguir.

Seus colaboradores são ligados a esportes? Gostam de entretenimentos, viagens? Seus hobbies e passatempos dizem muito sobre o que os motiva, até mesmo no trabalho. Comece o planejamento com essas informações em mente para direcionar melhor a sua campanha de marketing de incentivo!

2. Seja criativo

Campanhas de incentivo podem perder efetividade ao longo do tempo. Para renovar o interesse dos colaboradores pelos incentivos e garantir resultados crescentes e sustentáveis, mude periodicamente as temáticas e mecânicas de funcionamento dessas campanhas. Pesquise ideias usadas no mercado e inove, melhorando essas técnicas. Observe aquelas que funcionam melhor para repeti-la com novas temáticas no futuro.

3. Ofereça incentivos relevantes

Através dos incentivos disponíveis nestas campanhas, traga também benefícios reais para os seus colaboradores, com foco na sua qualidade de vida. Por exemplo, mensalidades em academias e equipamentos para a prática de esportes são boas ideias para equipes que precisam melhorar sua saúde e disposição. Para aqueles com cargos de muita responsabilidade ou estresse intenso, considere oferecer viagens e programas divertidos, ou celulares e outros gadgets para os mais dinâmicos e conectados.

4. Utilize a Gamificação

Transformar a campanha de incentivos em uma espécie de jogo pode ter várias vantagens. Use sistemas de pontos para medir o desempenho dos colaboradores, e coloque micro metas que possam conceder medalhas, brasões ou selos como recompensa, os chamados “badges”, que indicam certas conquistas alcançadas. Dê nomes de impacto a essas conquistas, de maneira que se tornem motivo de orgulho e eficiência.

5. Demonstre os resultados

Medir o retorno das ações de marketing é essencial para conseguir ampliar sua verba e sua liberdade criativa. Certifique-se de acompanhar o desempenho das equipes e comparar seus resultados antes, durante e depois de cada ação de marketing de incentivo. Prepare relatórios claros e que demonstrem os ganhos trazidos por cada uma dessas ações, e aproveite para avaliar o que deu certo e o que não foi muito bem, para ajustar e adequar seus planejamentos futuros.

Independente de qual seja a estratégia adotada, para que a sua campanha de marketing de incentivo seja bem-sucedida, ela deve ser baseada em um bom planejamento e em informações reais sobre a sua empresa e seus funcionários. Esteja próximo dos colaboradores e ouça que eles têm a dizer, certamente eles terão muito a contribuir neste processo.

Faça a sua voz ser ouvida também no nosso espaço. Deixe seu comentário abaixo e diga o que achou das nossas dicas de marketing de incentivo. Participe!

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